Categoria: Artigos
Data: 18/09/2025

SANTIDADE VIVIDA PELA GRAÇA

“¹³ Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. ¹⁴ Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; ¹⁵ pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, ¹⁶ porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:13-16

Lendo o livro “santidade ao seu alcance” de Ivênio dos Santos, chamou-me a atenção o fato de que vivermos uma vida de santidade só é possível pela graça.

Quando a santidade é vivida pela graça, podemos romper com a ideia de carregar um fardo muito grande, por não poder alcançá-la plenamente como gostaríamos por nossos próprios esforços, e entendendo que Cristo é a fonte deste viver pela graça, somos motivados a buscá-la para um santo viver na presença de Deus. Se a salvação é pela graça, a santidade não seria diferente.

Importante entendermos primeiramente o que não é santidade:

Não é autoflagelo, como na idade média e em muitas religiões se propaga, como se produzir sofrimento no próprio corpo ou alma pudéssemos alcançar a santidade.

Não é reclusão ou afastamento das pessoas, pois o conhecido “Santo Antonio” após viver 37 anos separado de todos, voltou ao convívio das pessoas com a seguinte conclusão: “De nada adiantou a separação, pois o pecado está dentro de mim”.

Não é uma bênção que recebemos através de uma experiência santificadora que promove, dai pra frente, a total vitória sobre o pecado, ou seja, uma vida isenta do pecado.

Não é um estado de perfeição, pois conforme 1 Jo 1:5-10, estaremos enganados se pensarmos que não estamos mais sujeitos a pecar.

O que seria então a santidade?

Santidade é amar o que Deus ama e abominar o que Deus abomina;

Santidade é fome e sede de ser justo;

Santidade é uma busca honesta de ser semelhante ao Senhor;

Santidade é a busca por conquistar aquilo pelo qual fui conquistado;

Santidade é a única evidência segura de que possuímos a fé salvadora em nosso Senhor Jesus Cristo, e de que, portanto, somos filhos de Deus e é a única prova de que amamos sinceramente ao Senhor;

Santidade é a busca da permanência em Cristo. É o galho mantendo-se permanente na Videira, a fim de dar o fruto do Espírito.

Santidade é uma vida de vitória sobre o pecado, pela revelação de que estamos crucificados com Cristo, passando o pecado a ser um acidente de percurso e não mais uma norma, pois não tem mais domínio sobre nós.

Santidade ao nosso alcance é a percepção de que Deus se tornou acessível a nós na Pessoa histórica de Jesus de Nazaré.

O caminho para o Santo dos Santos está aberto para quem quiser chegar; basta vir na condição de pecador necessitado, lavado no sangue do Cordeiro, que as portas se abrem para a presença Santa de Deus, onde usufruímos de Sua Santidade. Pr, Guto


Autor:   |   Visualizações: 199 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário