
Categoria: Artigos
Data: 04/09/2023
A MELHOR FESTA
"...há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende...O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. Lucas 15:10, 22-24
Estamos na 2ª edição da Festa da Batata neste ano de 2023. Pra nós é um privilégio como igreja poder expressar nossa alegria e gratidão a Deus, promovendo momentos de louvor, trazendo nossos irmãos e amigos para comerem uma boa comida, ouvir louvores e celebrar com alegria a nossa salvação em Cristo. É interessante perceber nas escrituras que Deus gosta de festa.
Ele mesmo estabeleceu que entre o seu povo haveria dias separados só para festejar e descansar. Em levíticos 23 temos registrado sobre os sábados, a Páscoa, a oferta das primícias, a festa do Pentecoste. a festa das trombetas, o dia da expiação, e festa dos tabernáculos. Essas festas judaicas tinham diversos propósitos. Algumas eram mais uma espécie de culto ou adoração a Deus. Nessas ocasiões, o povo, arrependido de seus pecados, buscava o perdão e a bênção de Deus. Era o momento de purificar a alma e marcar um novo começo.
Outras festas judaicas, eram ocasiões de adoração também, mas se manifestavam em alegres ações de graça. Sempre que as colheitas eram abundantes e os rebanhos se multiplicavam, o povo expressava grande gratidão a Deus, e o faziam dançando pelas ruas. Cantavam e tocavam instrumentos musicais em louvor a Deus que tanto os abençoava.
No Novo Testamento também identificamos as festas, em especial a Páscoa e o Natal, mas também na parábola do Filho pródigo percebemos que a festa foi feita pelo pai que celebrou a volta do filho arrependido. AH! como queremos ver esta festa acontecendo todos os dias, onde pessoas caem em si e se arrepende de seus pecados e se voltam para Deus.
Que muitas familias possam celebrar a salvação de seus familiares, e a maior festa é quando um pecador se arrepende. Pr. Guto